Google lança sistema operacional para netbooks: Google Chrome OS

O Google anunciou o Google Chrome OS, seu sistema operacional voltado para netbooks, e surpreendeu quem estava apostando suas fichas em uma possível intenção firme e oficial de expandir o Android em direção aos netbooks.

Google Chrome

 

Mas o Chrome OS, recém-anunciado, tem algumas características em comum com o Android, incluindo o uso do Linux como kernel, e o minimalismo no design - que aparentemente irá ainda mais longe dessa vez, uma vez que ele está sendo projetado especificamente para o suporte ao navegador, e o anúncio esclarece que os desenvolvedores de aplicações para o Chrome OS devem mesmo se concentrar nas plataformas web, pois é isso que ele irá suportar.

Detalhes técnicos ainda são escassos, mas o anúncio oficial publicado já esclarece que o novo sistema será open source (com disponibilização do código ainda este ano), vai rodar em x86 e ARM, e sua arquitetura será baseada no navegador Chrome rodando sobre um novo sistema de janelas, por sua vez sobre o kernel Linux.

E acho que o anúncio tem razão sobre muitas das coisas que os usuários querem, como o boot rápido, o desejo de que o computador não vá ficando mais lento ao longo dos meses após a compra, de não gastar horas configurando o sistema - e sempre que os usuários estão mais satisfeitos, eles dedicam mais tempo a navegar na web, e o Google sai ganhando ;-)

O anúncio avisa que novidades virão na primavera, portanto ficaremos atentos (e desde já).

Agora é oficial: Google Chrome OS: “Não é de hoje que se especula sobre o lançamento do “Google OS”, um sistema operacional para micros PC baseado em nuvem, que viria para competir com o Windows. Inicialmente especulava-se que o Google OS seria uma distribuição Linux, mas os boatos foram perdendo força com o tempo, especialmente depois que foi anunciado o Android. Eis que, quando ninguém mais levava a sério a possibilidade de um “Google OS”, ele é finalmente anunciado.” [Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência (gdhpress.com.br).]

Google embarca no mercado de PCs: “Ontem o Google surpreendeu após 5 anos de Gmail, tirar o beta do nome, e ontem a noite também o Google lançou outra notícia interessante, o mesmo anunciou no seu blog que vai entrar no mercado de Netbooks e PC com seu sistema operacional Chrome.” [Enviado por Eduardo Nunes Pereira (eduardnunespΘgmail·com) - referência (googleblog.blogspot.com).]

Google OS, de novo?: “Depois de muitos boatos a notícia finalmente se confirma, o Google anuncia em seu blog que irá realmente lançar um sistema operacional, chamado de Google Chrome OS, voltado para netbooks e baseado em Linux com um sistema de janelas contruido do zero. Ainda é muito cedo, mas com certeza, tal notícia irá agitar muito o mercado de sistemas operacionais.” [Enviado por Petter (petterΘviamais·net) - referência (viamais.net).

Fonte: Br-Linux

0
Your rating: Nenhum

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.